A tal da autorresponsabilidade… Você está preparado para assumí-la?

Todos os dias logo quando acordar vá até o espelho, lave bem o rosto, se encare e diga apontando para si mesmo: “eu sou o único responsável pela minha vida”.

Simples?
Bem, para algumas pessoas nem tanto…

Este é apenas um simples exercício que serve para lembrar que o poder de transformar e dar um sentido maior ao seu dia, e à sua vida, está em suas mãos – só em suas mãos!

A dificuldade pode vir desde ter que se encarar, mas, na verdade, o desafio maior está em assumir a tal da autorresponsabilidade…

No princípio ela pode incomodar, gerar alguns conflitos internos, alguns deslocamentos e preocupações: sintomas naturais do amadurecimento que logo cederão lugar à uma postura íntegra, equilibrada e motivada.

A autorresponsabilidade acaba com aquela história de colocar nos outros a culpa pelas suas falhas, elimina a vitimação diante dos fatos, manda embora a preguiça de lutar pelos seus sonhos, expulsa o medo de ousar, e cria a consciência de que os resultados bons ou ruins que foram colhidos, assim como a vida que você tem levado, são de responsabilidade apenas sua.

Mas Fred, tem gente que é muito menos favorecida em todos os sentidos e ser autorresponsável para ela acaba sendo muito mais desafiador. 

Sim é verdade, entretanto eu poderia citar aqui inúmeros casos de pessoas em circunstâncias de dificuldades extremas onde umas prosperam e outras não. Um exemplo que eu sempre falo em nossos treinamentos é dos irmãos gêmeos que nasceram em uma família destruída pela pobreza, uso de drogas e crimes por parte dos pais. Os dois irmãos cresceram no mesmo ambiente, viveram as mesmas dificuldades, entretanto um disse para si mesmo que não queria mais aquilo para ele e se tornou um médico respeitado, superando todas as suas limitações e desafios. Enquanto o outro acreditava que a vida era exatamente aquilo que tinham colocado para ele e hoje está preso por assalto a mão armada.

Se encarando no espelho pela manhã ou não, a verdade é que a necessidade de despertar a autorresponsabilidade é urgente, porque, afinal, a necessidade de conquistar os seus objetivos e, sobretudo, de ser FELIZ também é urgente.

O controle está em suas mãos: faça o melhor uso dele!

Abraços e sucesso:
Fred Camargo.
Master Coaching e Presidente do IPH